Água

A água é uma substância fundamental na constituição do organismo vivo. O corpo humano é composto de mais ou menos 65% de água. A água entra na composição das células e, consequentemente, dos tecidos, órgãos e sistemas. Também é a principal substância do material intercelular, como, por exemplo, o plasma sanguíneo.

Eliminamos diariamente grande quantidade de água pela urina, fezes, suor e também sob a forma de vapor pela respiração. Para compensar essa perda, bebemos água diretamente e também ingerimos alimentos que contêm água, alguns em grande quantidade como, por exemplo: leite, café, chá, sucos, frutas, legumes, verduras etc.


Cuidado com a desidratação!

A perda excessiva de água leva à desidratação, que é a quantidade insuficiente de água no corpo. O organismo desidratado fica com suas funções vitais prejudicadas e com risco de morte. A desidratação é mais comum durante o verão e pode atingir crianças e adultos. Porém, é mais grave em crianças pequenas. A diarréia e o vômito são suas causas mais comuns, mas existem outras como: falta de ingestão suficiente de água, perda excessiva de água por transpiração devido ao calor exagerado ou ao clima muito seco, eliminação de grande quantidade de urina (como ocorre nos diabéticos) etc.

Para prevenir a desidratação causada por diarréia e vômito, deve-se lavar muito bem os alimentos; filtrar a água antes de beber e fervê-la por no mínimo 5 minutos, caso ela não passe por estação de tratamento; não comer alimento estragado. Ao desidratar-se, o organismo perde sais minerais. Por esta razão, o tratamento deve ser realizado com um tipo de soro feito com uma mistura de água e sais minerais.

Crianças com diarréia e vômito devem ser encaminhadas ao médico ou posto de saúde. Nos casos menos graves, o tratamento pode ser feito com soro caseiro preparado com a mistura de um punhado de açúcar com uma pitada de sal num copo de água. Se possível, deve-se usar a colher-medida geralmente distribuída à população pelos postos de saúde. Em casos mais graves, a pessoa precisa ser levada ao hospital, para que o soro seja aplicado na veia.

Colher-medida para preparação do soro caseiro.
A parte maior é para medir o açúcar e a menor, o sal.
.