Caminhada

Passo a passo rumo ao bem-estar
.
A caminhada é um dos exercícios mais simples que existem. Pode ser feita em qualquer dia, hora ou lugar, até mesmo dentro de casa com a opção de uma esteira elétrica.

Caminhar traz muitos benefícios à saúde. Estimula as células que dão origem à massa óssea e, portanto, previne a osteoporose, especialmente se praticada sob o sol da manhã.

É também um santo remédio para quem se sente deprimido. Muitas pessoas com depressão leve já conseguiram, inclusive, diminuir a dosagem de remédios antidepressivos, por terem passado a andar mais.

Caminhar regulamente abaixa o nível de colesterol, previne a hipertensão arterial e aumenta a capacidade cardiopulmonar. Portanto, usufrua de todas as oportunidades que surgirem para se fazer uma caminhada. Por pior que você esteja se sentindo, passo a passo, você chega facilmente a um estado de bem-estar. Faça uma experiência e comprove os benefícios de uma simples caminhada.



Como aderir às caminhadas

Os especialistas sugerem que a pessoa comece com 10 minutos e vá adicionando 5 a cada semana, até completar meia hora. Se tiver como objetivo também a perda de peso, o indivíduo deve continuar acrescentando 5 minutos, até completar uma hora inteira. Em qualquer um dos casos, o ideal é caminhar todos os dias da semana.

Caminhar eleva o bem-estar geral, melhora o humor, queima calorias, regula o apetite, evita o isolamento, estimula o desejo sexual e alivia a tensão. Segundo estudos realizados na Universidade Harvard, Estados Unidos, quem percorre distâncias superiores a 20 km por semana tem 80% menos chances de ficar doente em relação a quem anda menos do que 5 km. Também foi constatado que caminhar 4 horas por semana, em passos rápidos, diminui em 60% os riscos de acidente vascular cerebral (AVC), pois o exercício diminui a pressão arterial e aumenta a oxigenação do cérebro.



Como caminhar

1) Mantenha a postura correta. Procure não se curvar.

2) O abdome deve permanecer contraído.

3) Pise firme, mas sem que a base do pé fique inteiramente no solo. Toque o chão primeiro com o calcanhar e deixe o restante da planta do pé ir rolando naturalmente.



Cuidado!

Antes de resolver passar a caminhar todos os dias, consulte um médico para obter o aval a partir de um exame clínico e de um teste ergométrico.

Procure usar um tênis adequado, com sistema de amortecimento na parte de trás e na da frente. E não se esqueça de fazer alongamentos antes e depois da caminhada.
.
.

.

.