Alimentos diet, light ou zero?

Conforme parâmetros ditados pela ANVISA, a grande diferença entre alimentos diet e light é que o alimento diet deve ser isento e o light deve apresentar uma redução mínima de 25% de nutrientes ou calorias em relação ao alimento convencional.

Produtos diet

Diet, em bom português, significa dietético. Seria todo alimento adequado para dietas em geral, mas o termo é utilizado mais para produtos que restringem a quantidade de açúcar em sua composição. Os produtos diet nasceram para atender uma necessidade de pessoas com restrições no consumo do açúcar.

Produtos diet são aqueles em que é retirado um dos componentes nutricionais, ou seja, para ser considerado diet, o alimento deve apresentar ausência de algum determinado ingrediente(carboidratos, gorduras, proteínas ou sódio). Exemplos: alimentos com 0% de gordura, 0% de açúcar etc.

São indicados para quem tem restrições alimentares a algumas substâncias específicas, não necessariamente ao açúcar. Porém, por ser voltada a pessoas diabéticas, a maioria dos alimentos diet disponíveis atualmente é isenta de açúcares ou possui açúcar de absorção lenta, embora possa conter gordura. Isto significa que esses produtos não apresentam redução de calorias e, portanto, não são indicados para quem deseja reduzir o peso.

ATENÇÃO!

Produtos considerados diet podem apresentar mais calorias que os tradicionais. É o que acontece com os chocolates, bolos e sorvetes diet. Tais alimentos são isentos de açúcar, mas apresentam maiores quantidades de gordura para melhorar o sabor. Portanto, são mais calóricos e não recomendados para o controle de peso, e sim para quem tem diabetes (e mesmo os diabéticos devem consumir com moderação).




Produtos light

Light, em português, significa leve. Aplica-se a todo alimento produzido de forma que sua composição reduza em, no mínimo, 25% o valor calórico dos seguintes nutrientes: açúcares, gorduras, colesterol e sódio, comparando-se com o produto tradicional ou similar de marcas diferentes. Esta redução faz com que o alimento light apresente menor valor energético, mas não quer dizer que não tenha em sua composição essas substâncias fornecedoras de kcal.

O alimento light é indicado principalmente para dietas nas quais é preciso haver restrição de calorias. Não é indicado para pessoas com necessidades específicas de alimentação (ex.: diabéticos, pessoas com colesterol alto etc.), a menos que o alimento light apresente eliminação total de algum nutriente (ex.: refrigerante light não tem açúcar).

Existem produtos light que também são diet. É o caso de alguns iogurtes que são considerados light por apresentarem teor reduzido de gordura e diet por não conterem açúcar em sua composição.




Produtos zero

Este termo foi lançado para os refrigerantes e significa que o produto tem como característica a ausência de açúcar. O açúcar é substituído por outros ingredientes que tentam aproximar ao máximo o sabor da versão original.

As bebidas zero parecem ser uma estratégia de marketing para atrair um público mais jovem, que acha que os refrigerantes light são próprios para quem tem alguma necessidade específica. O termo zero comunica de forma mais clara e objetiva a proposta do produto. No caso de refrigerantes, os mesmos apresentam-se sem açúcar e são uma alternativa intermediária entre o sabor do light e o tradicional.

Com 0% de açúcar, os produtos zero são indicados para diabéticos e pessoas que desejam manter o peso. Porém, não possuem redução de gorduras e sais, apenas a substituição dos açúcares por produtos não-calóricos. Diferem dos alimentos diet por terem redução de Kcal (os diet nem sempre apresentam essa redução, pois alguns apresentam mais calorias que os tradicionais).


.