Exercicios físicos e saúde


A prática regular de atividades físicas sempre esteve associada à imagem de pessoas saudáveis. Além de deixar o corpo esteticamente em forma, os exercícios físicos evitam doenças, ampliam os movimentos facilitando a execução de tarefas no dia-a-dia, além de fazerem muito bem à mente.

Atividade física é definida como "um conjunto de ações que um indivíduo ou grupo de pessoas pratica envolvendo gasto de energia e alterações do organismo, por meio de exercícios que envolvam movimentos corporais, com aplicação de uma ou mais aptidões físicas, além de atividades mental e social, de modo que terá como resultados os benefícios à saúde" (Marcello Montti).

Essas práticas podem ser realizadas regularmente em academias ou clubes, no aconchego da própria casa, em caminhadas e passeios pelo bairro, substituindo o elevador por escada, estacionando o carro um pouco mais longe do que seu destino, andando pelo shopping etc. Enfim, somente leva uma vida sedentária quem não se esforça para entender que movimentar o corpo faz muito bem.