Nós comemos não só porque é gostoso comer, mas também porque nosso corpo precisa de alimento para continuar vivendo. Uma das funções dos alimentos é fornecer "matéria-prima" para a construção de células. As células novas produzidas permitem o crescimento do organismo e a sua manutenção, repondo as células que morrem.
Outra função dos alimentos é atuar como "combustíveis". Algumas moléculas presentes nos alimentos são "queimadas" durante a respiração celular (respiração de cada célula do organismo) e fornecem a energia necessária para a atividade dos diversos órgãos.
Os alimentos e o metabolismo
Obtendo "matéria-prima" e energia das diversas moléculas presentes nos alimentos, nossas células conseguem produzir outras substâncias necessárias ao organismo. Metabolismo é o nome que se dá ao conjunto das reações químicas que permitem a uma célula transformar as substâncias adquiridas, utilizando-as como fonte de energia ou na construção de novas substâncias. O termo metabolismo é também usado para indicar o conjunto de reações químicas que ocorrem no organismo.
Para conseguir a energia necessária e ter um desempenho adequado nas competições, a dieta de um atleta geralmente é orientada por nutricionista, profissional que se ocupa do planejamento alimentar.
Classificação dos alimentos
Quanto às suas funções no organismo, os alimentos são classificados em plásticos, energéticos e reguladores.
Alimentos plásticos ou construtores
São aqueles que participam da estrutura dos tecidos do corpo. Fundamentais para o crescimento do organismo, renovam as partes desgastadas.
Alimentos energéticos
São aqueles que atuam como "combustíveis", fornecendo para o organismo a energia necessária para as atividades dos órgãos.
Alimentos reguladores
São aqueles que atuam regulando as inúmeras reações químicas que ocorrem no organismo, sendo fundamentais para o funcionamento normal do corpo humano.
Substâncias nutritivas dos alimentos
Os alimentos que ingerimos geralmente são formados por uma mistura de substâncias. Entre elas, destacam-se as proteínas, os carboidratos, os lipídios, as vitaminas, os sais minerais e a água.
.