Ganho de massa muscular

.
.
Sistema Muscular


Generalidades sobre os músculos

"Nosso aparelho locomotor [...] é fruto complexo e refinado de todo um processo evolutivo. Negligenciar o desenvolvimento e a utilização de todas as suas particularidades e potencialidades equivale a subestimar o dom da palavra, outro privilégio da espécie. É, pois, uma obrigação do ser humano conhecer este aparelho, maximizar e otimizar a sua utilização. Além disso, é possível retirar dele grande prazer, assim como fazemos com os outros sentidos e dons". Ivaldo Bertazzo, in Cidadão Corpo (SESC/Ópera Prima, 1996)

Qualquer movimento do corpo humano depende de algum músculo. Existem dois tipos de músculos:

  • os que realizam seu trabalho independentemente de nossa vontade. Exemplo: músculo cardíaco;
  • os que trabalham em resposta à vontade consciente do nosso cérebro. Exemplo: músculos que movem os ossos do esqueleto.

Todos nós possuímos o mesmo número de músculos no corpo. Porém, o volume muscular varia de pessoa para pessoa. Alguns músculos aumentam de volume quando exercitados, como se observa no corpo dos atletas, por exemplo. O peso dos músculos corresponde a aproximadamente 50% do peso total do corpo.

O indivíduo da esquerda é musculoso, mas isto não quer dizer que ele possua um número maior de músculos do que o da direita. Seus músculos se encontram apenas mais desenvolvidos.

.

Tipos de músculos

Vários aspectos, como tamanho e forma, diferenciam um músculo do outro. Há músculos grandes como os da coxa e do braço, músculos pequenos como os do rosto (o menor músculo do corpo encontra-se no ouvido).

Quanto à forma, os músculos podem ser: orbiculares (redondos e circulares) como os dos olhos; planos como os do crânio; fusiformes (pontiagudos) como os do braço. Temos no corpo mais 600 músculos estriados esqueléticos, além dos músculos lisos e do músculo cardíaco que organiza o coração.


Músculos lisos e estriados

Músculos lisos

São formados por células que não possuem estrias transversais.
São responsáveis pelos movimentos de órgãos como o esôfago, estômago e intestino.
Contraem-se lentamente e de maneira involuntária, isto é, independentemente da nossa vontade.

Músculos estriados

São formados por células que possuem estrias transversais.
Classificam-se em estriados esqueléticos e estriado cardíaco.

Músculos estriados esqueléticos

Ligam-se aos ossos através de cordões fibrosos chamados tendões, ou por meio de lâminas fibrosas chamadas aponeuroses.
Possuem contração vigorosa e voluntária, isto é, obedecendo à nossa vontade.
Exemplos de músculos estriados esqueléticos: músculos das pernas, pés, braços, cabeça, entre outros.

Músculo estriado cardíaco

Denomina-se miocárdio.
Possui contração vigorosa e involuntária.
Promove os batimentos do coração.


Propriedades dos músculos: contratilidade e elasticidade


Contratilidade é a propriedade pela qual o músculo se contrai, produzindo movimento. O músculo fica mais curto ao se contrair. O bíceps, por exemplo, diminui de tamanho e fica mais grosso quando o indivíduo fecha o punho e dobra um braço.

Para se contrair, o músculo precisa ser estimulado. No nosso corpo, os músculos são estimulados pela ação dos nervos motores. Esses nervos liberam nos músculos substâncias denominadas neurormônios, que provocam a contração muscular.

Elasticidade é a capacidade que o músculo tem de, uma vez distendido por alguma pressão externa, voltar ao comprimento anterior depois que a pressão cessa.



Fadiga muscular

É a denominação que se dá à dor que surge em determinado músculo, quando fazemos um esforço muscular muito intenso. Essa dor ocorre devido ao acúmulo de ácido lático no músculo e pode ser evitada fazendo-se exercícios de aquecimento antes da realização de grandes esforços.
Também para se evitar a fadiga muscular é que os profissionais de educação física recomendam que as atividades nos esportes, ginásticas e exercícios sejam feitas aos poucos, aumentando a intensidade gradativamente, dia a dia.



Cuidados com os músculos

Músculos parados correm o risco de se tornarem fracos e atrofiados. Músculos bem desenvolvidos proporcionam maior agilidade aos movimentos. A melhor maneira de desenvolver os músculos consiste em se fazer ginástica e praticar esportes.

A orientação de um professor de educação física é essencial para que o indivíduo alcance determinados objetivos ao fazer ginástica. Existem diferentes tipos de exercícios, cada qual visando uma finalidade. Há exercícios específicos para perda de peso, desenvolvimento de determinados músculos, correção de defeitos posturais etc.


.



.

.

.

.