A proteína ingerida é digerida no tubo digestivo. Os aminoácidos que formam a proteína se separam, são absorvidos no intestino, passam para o sangue e são distribuídos para as diversas partes do organismo.
Quando falamos em alimentos construtores, referimo-nos a proteínas. Quando falamos de proteínas, geralmente imaginamos carnes cozidas, assadas, fritas ou até mesmo cruas (como o sashimi, prato típico japonês feito com peixe cru). Existem também proteínas vegetais.
No interior das células, mais propriamente nos ribossomos, os aminoácidos são reagrupados e uma nova proteína se forma, de acordo com a "programação" de um determinado gene. O gene é responsável pela transmissão dos aspectos hereditários. Cada tipo diferente de proteína produzida pelo organismo tem a sua "montagem" controlada por um certo tipo de gene.
Grande parte das proteínas produzidas nas células tem função plástica ou construtora no organismo. Exemplos: proteínas que formam as fibras do material intercelular das cartilagens, do tecido ósseo etc.
As proteínas podem também ter função reguladora. Exemplo: as enzimas, proteínas especiais que regulam as diversas reações químicas que ocorrem no corpo.
.