Anabolismo e catabolismo

O vocábulo metabolismo vem do grego e significa mudança, troca. Corresponde ao conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. O metabolismo de um organismo determina quais substâncias são nutricionais e quais são tóxicas. Alguns procariontes, por exemplo, utilizam ácido sulfídrico como nutriente. No entanto, este mesmo gás é venenoso para animais.

Usa-se o termo metabolismo celular em referência ao conjunto de todas as reações químicas que ocorrem nas células. Essas reações são responsáveis pelos processos de síntese e degradação dos nutrientes na célula e constituem a base da vida. Permitem o crescimento e reprodução das células, mantendo suas estruturas e adequando respostas aos seus ambientes.

O metabolismo é normalmente dividido em dois grupos: anabolismo e catabolismo. O entendimento da relação anabolismo x catabolismo é fundamental para quem deseja ganhar massa muscular. De uma forma muito simples, podemos entender anabolismo como construção e catabolismo como destruição.

Anabolismo refere-se às reações químicas de síntese (produção) de nova matéria orgânica nos seres vivos. As reações anabólicas sintetizam novos compostos (moléculas mais complexas) a partir de moléculas simples, com consumo de ATP. Exemplos de reações anabólicas: síntese de proteínas, ácidos graxos, hormônios, entre outros.

Catabolismo refere-se às reações de decomposição ou degradação. Corresponde à capacidade que o organismo possui de transformar uma substância em outra que sirva para seu desenvolvimento ou reparação. As reações catabólicas produzem grande quantidade de energia livre sob a forma de ATP, a partir da decomposição ou degradação de moléculas mais complexas, ou seja, para se obter energia é preciso que ocorra “quebra” de uma substância. Exemplo: “quebra” das proteínas do tecido muscular para se obter energia.
  • Quando o catabolismo (decomposição/degradação) supera em atividade o anabolismo (síntese/produção), o organismo perde peso. Isto acontece principalmente em períodos de jejum ou doença.
  • Quando o anabolismo (síntese/produção) supera o catabolismo (decomposição/degradação), o organismo cresce ou ganha peso.
  • Se os dois processos (anabolismo e catabolismo) estiverem em equilíbrio, dizemos que o organismo encontra-se em equilíbrio dinâmico ou homeostase.
Portanto, o treinamento para quem deseja ganhar massa muscular deve ser direcionado para promover o anabolismo e o indivíduo deve procurar evitar ao máximo o catabolismo muscular.


Principais fatores que favorecem o catabolismo (perda de peso) *
  • Treinamento longo e extenuante. (a sessão de treinamento não deve exceder 60 minutos).
  • Alimentação inadequada. Treinar com fome ou mais de duas horas depois da última refeição. Aconselha-se ingerir uma fonte de carboidrato antes da sessão de treinamento. Após o treinamento, a demora na ingestão de alimentos também favorece o catabolismo.
  • Sono inadequado ou insuficiente.
  • Ingestão de bebida alcoólica.


Principais fatores que favorecem o anabolismo (ganho de massa muscular) *

  • Treinamento adequado visando hipertrofia, com alta intensidade e baixo volume.
  • Alimentação adequada com ingestão de proteína de origem animal (1,8g X peso corporal por dia). Esta proteína deve ser ingerida juntamente com carboidrato após o treinamento e sozinha antes de dormir. Estes dois momentos são favoráveis para a ocorrência de uma melhor síntese protéica.
  • A qualidade do sono também é importante para o anabolismo. O sono deve ser tranqüilo e profundo, e ocorrer durante a noite.



(*) SOBIERAJSKI, Flávio. Anabolismo x Catabolismo. Artigo disponível em: http://www.saudenarede.com.br/?p=av&id=Anabolismo_x_Catabolismo. Acesso em: 01 mai. 2009.

.