Dança de salão

Segundo especialistas no assunto, emagrecer com qualidade de vida envolve três fatores básicos: físico, nutricional e emocional. A integração eficaz e progressiva desses fatores é imprescindível para se conquistar e manter um corpo saudável.

Muita gente na ânsia de perder peso prefere buscar resultados rápidos. Porém, resultados aparentemente milagrosos tendem a ser de curta duração. Se não houver mudança efetiva de hábitos, mesmo que a pessoa emagreça, em pouco tempo voltará a engordar.

Um dos fatores preponderantes para o aumento de peso é a falta de equilíbrio emocional. Em geral, pessoas desequilibradas emocionalmente encaram o ato de comer como sua mais importante fonte de prazer. Basta que alguma coisa não dê certo em seu dia-a-dia, e a contrariedade é logo solucionada com a ingestão desenfreada do que estiver disponível no momento, com ou sem gordura trans.

Esse comportamento conduz inevitavelmente a aumentos de peso que podem provocar obesidade e agravar ainda mais os sentimentos negativos gerados pelas contrariedades do dia-a-dia (as mesmas que levam a criatura a comer sempre que sua paz mental é molestada). Tal paz é restabelecida, sim, com a comida, mas momentaneamente, pois não tardará em ser novamente abalada com consequências que acarretarão contrariedades maiores.

A dança de salão constitui uma boa alternativa para quem deseja se reequilibrar emocionalmente e ao mesmo tempo queimar calorias para emagrecer ou não engordar. Dança de salão é o nome genérico que se dá às formas de dança em par, isto é, a pessoa não pode dançar sozinha, necessita da companhia de uma outra, com a qual manterá contato físico praticamente o tempo todo. Entre outros, samba, bolero, salsa, forró, merengue e tango constituem exemplos de ritmos musicais próprios para danças de salão.

De um modo geral, nota-se uma mudança significativa de comportamento em pessoas que adquiriram o hábito de dançar em salões. Há quem passe a viver com menos timidez, mais autoconfiança, menos insegurança, mais disposição no dia-a-dia. Por ser essencialmente uma atividade social, a dança de salão provoca uma sensação de bem-estar psicológico. Estimula o diálogo, permite a troca de experiências e aumenta a motivação pessoal que, por sua vez, sempre acabará refletindo-se nas esferas familiar, profissional etc.

Além de constituir uma atividade prazerosa que serve para se fazer novos amigos e aliviar tensões do dia-a-dia, a dança de salão produz fisicamente muitos benefícios: aumenta a freqüência cardíaca, estimula a circulação sanguínea, melhora a capacidade respiratória e queima muitas calorias em uma só hora de dança. Quanto maior a habilidade e prática da pessoa para dançar, maior será seu gasto calórico, pois seguirá o ritmo com menos pausas durante a dança.

Hoje em dia a dança de salão está na moda. Cada dia mais os bares estão afastando mesas e cadeiras, abrindo espaço para quem quer dançar. Muitas academias estão surgindo para ensinar o povo a dançar. No começo a sincronização de passos parece meio difícil, mas em poucas semanas até os mais desajeitados conseguem “fazer bonito”. Até os que tinham preconceitos de que esse tipo de atividade é “coisa de velho”, ou de que alguns ritmos são “careta” demais, mudaram de opinião depois que arriscaram os primeiros passos e se tornaram hábeis na dança.
.
.
.
.
.
.
.
.