Vitaminas

Vitaminas são substâncias fundamentais para o funcionamento harmonioso do organismo. Possuem função reguladora. Atuam como coenzimas, ativando certas enzimas na função de regular reações químicas. As vitaminas não têm, portanto, função plástica nem energética, mas apenas a importante função de regular as diversas reações químicas que ocorrem no organismo. Existem vários tipos de vitaminas. Os principais tipos são:


Vitamina A

Participa da manutenção do tecido epitelial, auxilia no crescimento do corpo e está relacionada com a visão. Sua falta no organismo pode acarretar problemas de pele, crescimento retardado e cegueira noturna, que é a dificuldade de enxergar em ambientes com pouca luz. Se não for corrigida a deficiência de vitamina A, a pessoa pode ficar totalmente cega. Fontes de vitamina A: leite, queijo, manteiga, gema de ovo, óleo de fígado de bacalhau, verduras em geral, pimentão, cenoura, pêssego, mamão etc.


Vitamina D

Indispensável para a absorção de cálcio e de fósforo no intestino, é importante para a formação dos ossos. Sua falta provoca na criança o raquitismo, doença em que os ossos tornam-se frágeis e se deformam. Fontes de vitamina D: leite, ovos, manteiga, óleo de fígado de bacalhau etc.

Os raios ultravioleta da luz solar transformam em vitamina D uma substância especial encontrada na pele. Por isso, recomenda-se que principalmente as crianças tomem sol regularmente, desde que apenas por alguns minutos e no período até as 10 horas da manhã ou após as 16 horas.


Vitamina E

As funções dessa vitamina no corpo humano ainda não estão muito claras. Testes de laboratório feitos com ratos demonstraram que a ausência de vitamina E causou esterilidade (incapacidade de gerar filhos). Fontes de vitamina E: geléia real (da abelha), ovos, leite, brócolis, castanhas, óleos vegetais e grãos diversos (soja, feijão, trigo, aveia, milho etc.).


Vitamina K

É importante para a coagulação do sangue. Na sua falta, o sangue demora mais para se coagular, facilitando a ocorrência de hemorragias. Por esta razão, a vitamina K é chamada de vitamina anti-hemorrágica. Fontes de vitamina K: fígado, alface, repolho, couve, acelga etc.


Vitaminas do complexo B

Constituem um conjunto de vitaminas quimicamente semelhantes entre si, associadas com o crescimento do organismo, entre outros fatores. Destacam-se as vitaminas B1, B2, B6, B12, o ácido nicotínico, o ácido pantotênico e o ácido fólico. A carência dessas vitaminas pode acarretar fraqueza, paralisia muscular, alteração nos ossos, anemia e perturbações gastrintestinais. Fontes de vitaminas do complexo B: arroz integral (com a película escura que envolve o grão) e outros cereais integrais, carne e miúdos (moela, coração etc.), verduras, leguminosas (feijão, soja, lentilha, ervilha, grão-de-bico), leveduras de cerveja, ovos, leite etc.


Vitamina C

É importante na manutenção dos tecidos de sustentação do corpo (ossos, cartilagens, derme), na formação e conservação dos dentes, no crescimento, no fortalecimento do corpo contra as infecções. Sua falta no organismo torna frágeis os vasos sangüíneos. Em conseqüência, ocorre sangramento em diversas partes do corpo (visível nas gengivas). Essa doença recebe o nome de escorbuto. Fontes de vitamina C: acerola, limão, laranja, caju, goiaba, mamão, manga, pimentão, rabanete, espinafre etc.

.