Sais minerais

Os sais minerais possuem função variada no organismo, dependendo de seu tipo. Os tipos mais importantes são: cloreto de sódio ou sal de cozinha, sais de potássio, de cálcio, de fósforo, de ferro, de iodo, de flúor, de magnésio.


Cloreto de sódio ou sal de cozinha

É acrescentado aos alimentos para torná-los mais saborosos. Sua composição apresenta cloro e sódio, elementos químicos importantes para a regulação da quantidade de água no corpo. O consumo de sal de cozinha iodado previne doenças causadas pelo desequilíbrio da glândula tireóide.


Sais de potássio

Possuem função semelhante à do cloro e do sódio, agindo na regulação da quantidade de água no corpo. O sódio e o potássio são também fundamentais para a condução dos impulsos nervosos nos neurônios (células nervosas). Sais de potássio podem ser encontrados na banana, em frutas cítricas (laranja, acerola, limão etc.), no leite e nos cereais.


Sais de cálcio e fósforo

São indispensáveis para a formação dos ossos e para a atividade dos músculos. Encontram-se no leite, queijo, ovos, mariscos etc.


Sais de ferro

São encontrados no feijão, lentilha, carne, ovos, miúdos (fígado, rim, moela) e verduras de folhas verde-escuras (couve, espinafre, brócolis etc.). Os sais de ferro participam da constituição da hemoglobina, pigmento respiratório dos glóbulos vermelhos do sangue.


Sais de iodo

São importantes para o bom funcionamento da glândula tireóide, que controla o metabolismo do organismo. Existem naturalmente no peixe e nos frutos do mar e são acrescentados ao sal de cozinha.


Sais de flúor

São importantes para a formação dos ossos e dentes. Em muitas cidades, o flúor é adicionado à água encanada, beneficiando a população.


Sais de magnésio

Auxiliam a formação dos ossos e funcionamento dos nervos e músculos. Agem em conjunto com vitaminas e enzimas. Encontram-se em cereais, verduras, peixes, carnes, ovos, feijão.

.