Efeitos no organismo


As atividades físicas regulares renovam as energias. Segundo os orientais, o corpo humano é como um rio cujas águas ficam estagnadas se não houver exercício físico. Os exercícios são indispensáveis para que as "águas" voltem a se movimentar e seguir o curso natural do "rio".

Os exercícios físicos impelem o coração a melhorar a irrigação sanguínea para todos os demais órgãos do corpo. Com isso, o funcionamento de cada célula é aperfeiçoado com uma maior oferta de oxigênio, resultando ossos e músculos fortes que fazem com que a fadiga incessante típica de indivíduos sedentários que não têm força de subir um lance de escadas, seja substituída pela sensação de bem-estar típica dos indivíduos em boa forma física.

A atividade física, além de aliviar e evitar inúmeros males, previne doenças cardíacas, osteoporose, diabete, obesidade, depressão. Existem, inclusive, estudos demonstrando o vínculo entre o sedentarismo e a incidência de alguns tipos de câncer.

A prática regular de atividades físicas estimula o sistema nervoso central a liberar no organismo uma quantidade extra de endorfinas, as quais promovem estados de bem-estar físico e mental. Esse efeito benéfico é percebido após 20 minutos de prática.

O hábito de se exercitar geralmente leva o indivíduo a adotar uma dieta mais saudável. Ocorre involuntariamente uma espécie de reeducação alimentar. A pessoa se sente bem praticando atividades físicas e resolve, por si mesma, optar também por se alimentar mais adequadamente.

Os benefícios da prática de exercícios físicos se refletem sempre em um melhor funcionamento dos diversos órgãos. Nos pulmões, a maior oferta de oxigênio melhora a capacidade respiratória e diminui as sensações de fadiga e falta de fôlego quando se precisa andar um pouco mais. No coração, o sangue encontra menos resistência para circular pelas artérias, e isso diminui o risco de acidentes vasculares. No pâncreas, a insulina empurra a glicose para dentro das células do corpo, e isso faz com que se estabilize o nível de açúcar no sangue. No fígado e rins, o indivíduo que se exercita regularmente diminui a absorção de substâncias tóxicas, baixando o nível de elementos a serem depurados e eliminados por esses órgãos.

Durante a prática de atividades físicas, ocorre uma diminuição no fluxo sangüíneo para o aparelho digestivo, uma vez que circulação se concentra nos músculos em pleno esforço. Porém, ocorre depois uma supercompensação e o retorno concentrado de sangue acelera o processo de digestão. Isto faz com que se diminua a permanência no organismo de possíveis substâncias tóxicas presentes na comida.

Uma pessoa que deixa de ser sedentária e passa a ser um pouco mais ativa diminui em 40% o risco de morte por doenças do coração. Isso demonstra que mesmo uma pequena mudança nos hábitos é capaz de provocar uma grande melhora na saúde e na qualidade de vida.


Algumas sugestões para o dia-a-dia

- Faça caminhadas com o cachorro (ou sozinho).
- Cuide do jardim.
- Lave o carro.
- Leve o bebê no carrinho para passear.
- Use escada em vez de elevador.
- Estacione o carro um pouco longe do seu destino.
- Ande pelo shopping.
- Vá à pé à padaria ou à banca de revistas.
- Lave o quintal de sua casa.