A energia dos alimentos

Para suprir as necessidades de nutrientes do organismo, ou seja, para ficarmos bem alimentados, precisamos comer apenas o suficiente. Não é preciso comer exageradamente. Quando o organismo recebe, pelo alimento, mais energia do que gasta, seu peso aumenta. A obesidade geralmente é consequência de um excesso de entrada de energia no organismo em relação ao gasto. O excesso de carboidratos, por exemplo, é convertido em gordura e armazenado em células que formam o tecido adiposo.

Na verdade, o que torna uma pessoa gorda ou magra não é somente a quantidade de alimento ingerida, mas principalmente o valor energético desse alimento. Carboidratos e lipídios são alimentos energéticos. Portanto, se você deseja engordar, deve aumentar a quantidade de carboidratos e lipídios na sua alimentação. Obviamente, você não poderá deixar de comer alimentos ricos em proteínas, sais minerais e vitaminas, que também são indispensáveis ao organismo.

Para você emagrecer ou para a obesidade diminuir, o gasto de energia deve ser maior que sua entrada no organismo. A dieta ideal consiste na ingestão de alimentos menos energéticos, sendo também muito importante a pessoa fazer exercícios físicos. Os exercícios físicos consomem energia, eliminando gordura. Por isso são saudáveis ao organismo. A atividade muscular constitui a principal forma de se gastar energia. Metade da energia gasta por uma pessoa corresponde à sua atividade muscular. Num operário da construção civil, por exemplo, aproximadamente 3/4 de sua energia são gastos dessa forma. Observando-se o corpo de um atleta que pratica esporte regularmente, percebe-se que a atividade muscular contribui, de fato, para reduzir a quantidade de gordura no organismo.


Calorias: medindo a energia dos alimentos

Qualquer alimento - seja ele carboidrato, lipídio ou proteína - possui energia. Essa energia pode ser medida. A unidade de medida da energia contida nos alimentos é a caloria (cal). Uma caloria é a quantidade de calor necessária para aumentar em um grau Celsius (1ºC) a temperatura de um grama de água. Como as calorias são unidades de medida muito pequenas, passou-se a medir a quantidade de energia dos alimentos em quilocalorias (kcal): uma quilocaloria é igual a mil calorias. É mais fácil escrever que uma banana possui 132 kcal do que 132 000 cal.

Exemplos de alguns alimentos e suas respectivas quantidades de calorias:


A quantidade de calorias necessárias a uma pessoa depende de fatores diversos como idade, sexo, peso e atividade física. Depende, portanto, da quantidade de energia que essa pessoa gasta em seu dia-a-dia. Alguns exemplos:


Pelos exemplos acima, podemos verificar que até dormindo gastamos energia, pois enquanto dormimos, as funções do corpo continuam ocorrendo. Portanto, a escolha adequada de alimentos constitui uma tarefa importante. Cada pessoa deve procurar saber qual a quantidade e a qualidade dos alimentos de que necessita. Muitas vezes, podemos conseguir essa informação em postos de saúde ou diretamente com nutricionistas, médicos e profissionais de educação física.
.